Políticos se preocupam com a voz- Jornal Zero Hora

Candidatos cuidam da voz para enfrentar turnê eleitoral

Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) têm conciliado agendas pesadas com exercícios de voz

O início oficial da campanha eleitoral deu novo ritmo ao dia a dia dos candidatos à sucessão presidencial. Além da agenda abarrotada, a nova rotina tem cobrado maior empenho das cordas vocais dos presidenciáveis nessa maratona eleitoral de discursos, entrevistas, gravações e convencimento do eleitorado.

O resultado dessa turnê é invariavelmente a rouquidão e a perda quase completa da voz, um pesadelo para quem depende desse recurso para angariar votos. Com o intuito de evitar problemas na fala, incômodo que já rendeu dor de cabeça às equipes de campanha, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) têm conciliado agendas pesadas com exercícios de voz e incluíram em seus cardápios alimentos que diminuem a sobrecarga nas cordas vocais. A fonoaudióloga Gladys Gonçalves, diretora da Acessory – empresa de consultoria de voz -, endossa a estratégia dos presidenciáveis. De acordo com ela, uma alimentação saudável e o alongamento regular dos músculos vocais melhoram a qualidade da voz e aumentam a fluência da fala.

— São recomendações importantes que fazem a diferença — explica.

Com uma rotina de cerca de quatro viagens por semana, o candidato do PSDB, José Serra, enfrentou mais de uma vez problemas com a voz durante a campanha. Nesta semana, em mensagem pelo Twitter, o presidenciável reconheceu que o excesso de uso voltou a prejudicar as suas cordas vocais. Em maio, durante a pré-campanha, o tucano engasgou três vezes durante uma entrevista de seis minutos. O acesso de tosse só foi interrompido quando um assessor lhe deu um copo da água.

— Preciso muito mais da voz do que do pé para fazer campanha — disse na ocasião.

O tucano revelou que é adepto do mel e da água mineral para se hidratar. O presidenciável do PSDB também faz uso de chás variados e de um pó japonês (uma espécie de um anti-histamínico), que lhe foi recomendado pelo seu acupunturista.

O composto é usado para aliviar sintomas de alergias, rinite e gripe.

Serra também evita bebidas geladas e a exposição ao ar-condicionado. Na entrevista concedida em maio, disse que começaria a consumir mais maçãs, por recomendação dos jornalistas. A fonoaudióloga Gladys Gonçalves explica que a água mineral é excelente para hidratar e lubrificar as cordas vocais. A especialista observa ainda que o mel e alguns chás são alternativas muito recorrentes na cultura popular, mas que não geram grandes impactos na voz. Outra candidata adepta de componentes para aliviar o esforço das cordas vocais é a petista Dilma Rousseff.

A presidenciável carrega a tiracolo balas de gengibre e soro fisiológico para evitar que a voz lhe deixe na mão. Antes dos eventos, durante o trajeto de carro ou avião, costuma descansar a voz e fazer exercícios recomendados por sua fonoaudióloga. A petista visita a fonoaudióloga, que atua em Brasília, quando apresenta problemas na voz, como já aconteceu nas duas vezes em que ficou rouca durante a campanha. Dilma costuma utilizar também spray de hidratação e beber bastante água.

A maior vítima do problema de rouquidão entre os presidenciáveis é a candidata Marina Silva, do PV. Em abril, a senadora sofreu uma inflamação na laringe e, no mês seguinte, teve de se ausentar por cerca de uma semana por conta do problema, cancelando uma viagem que faria a Porto Alegre. No lançamento de sua pré-candidatura, no Rio de Janeiro, chegou a brincar com o assunto.

— Dizem que minha campanha tem que ser viral. Concordamos plenamente, mas não precisa ser viral na garganta.

Desde então, a candidata frequenta duas vezes por semana, quando está em São Paulo, o consultório da fonoaudióloga Leny Kyrillos, na Vila Madalena. A profissional conta que a candidata segue à risca os exercícios recomendados durante as consultas, discriminados em uma apostila que lhe foi entregue pela fonoaudióloga.

— Ela está usando de maneira correta a voz, articulando mais a boca e aquecendo as cordas vocais antes dos discursos.

De acordo com Kyrillos, o interesse em procurar ajuda de um profissional partiu da própria Marina. Segundo a fonoaudióloga, a candidata é uma aluna bastante aplicada, que coloca em prática as técnicas aprendidas.

Antes e Depois

A Agência Estado apresentou ao fonoaudiólogo Leonardo Lopes, especialista em voz e estudioso da fala de políticos, vídeos das candidatas Dilma e Marina antes e depois da campanha. O objetivo da reportagem foi analisar de que forma as sessões de fonoaudiologia e, eventualmente, cursos de consultoria de imagem modificaram a forma das candidatas verbalizarem. O presidenciável José Serra não passou pela análise porque não frequenta fonoaudiólogos e porque não conta com o auxílio de um consultor de imagem. A seguir, confira os comentários do especialista:

Dilma – “Houve muitas mudanças na Dilma. Durante a campanha, ela parece ter sido mais treinada, com um controle maior da voz. Nitidamente, a candidata gesticula mais e abre mais a boca para falar. Ela pronuncia melhor os fonemas e de forma mais precisa, principalmente o ‘R’. A sua voz também está mais leve, e não tão agressiva como antes. Antes, ela falava num tom mais alto do que pedia a situação. A candidata também tem explorado melhor as pausas e ênfases, explorando a afetividade.”

Marina – “Na fala da Marina, eu não vi muitas mudanças. Em termos técnicos, a candidata tem utilizado uma comunicação mais enfática, com mais pausas e de forma mais relaxada. Têm evidenciado e dado mais força a alguns termos, além de explorar melhor a respiração. O que percebi de diferente é que a voz dela está mais grave, menos infantilizada. A pronúncia das palavras está também mais precisa e mais marcada.”

Dicas para campanha

A fonoaudióloga Gladys Gonçalves destaca que a maçã é o melhor alimento para ser ingerido antes de discursos. Além da mastigação da fruta exercitar os músculos bucais, soltando a musculatura, ela apresenta uma substância chamada pectina, que age como um adstringente.

O fonoaudiólogo Leonardo Lopes, especialista em voz, também observa que uma alimentação rica em legumes e fibras ajuda na qualidade da voz. Ele observa ainda que o ar-condicionado prejudica a voz, por causar o ressecamento das cordas vocais.

O especialista recomenda que, em locais onde o aparato seja necessário, os candidatos levem consigo uma garrafa d’água. Tanto Gladys Gonçalves como Leonardo Lopes recomendam aos candidatos que estimulem as cordas vocais com exercícios regulares, para aumentar a resistência e flexibilidade das cordas. De acordo com eles, os exercícios mais eficazes são os de coordenação da respiração e movimentação de maxilar.

A fonoaudióloga recomenda ainda alongamentos na região do pescoço e ombros.

— Eles ajudam bastante na produção de um fluxo de som melhor.

Quanto à utilização das balas de gengibre, Lopes observa que elas agem na faringe, e não na laringe, onde é produzido o som.

— Não é um hábito que modificará ou ajudará na voz da candidata — explica.

AGÊNCIA ESTADO – 23/07/2010

Confraria da fala

É um clube exclusivo e reservado aos profissionais que estão e aqueles que estiveram conosco e que desejam seguir se desenvolvendo como comunicadores e, por exemplo, testar suas palestras para um público altamente qualificado. A liderança nesse nível é solitária e ter reuniões bimestrais para poder compartilhar com segurança reflexões que envolvem posicionamento, atitude e comunicação é a proposta da Confraria. Para se inscrever, saber as datas e participar da próxima confraria clique aqui.

Preencha os dados e baixe seu e-book gratuitamente.

Cadastro Confraria da Fala

Confraria da fala

A Confraria da fala tem por objetivo promover encontros com duas horas de duração, confidenciais e fechados para que os profissionais do C-Level possam desenvolver juntos skills relacionados à comunicação para dentro e para fora da empresa. Se você quer levar para sua empresa pode nos enviar um e-mail para confraria@linguagemdireta.com.br que marcamos uma reunião.

Palestras

São módulos curtos que despertam a consciência, incentivam o autoconhecimento e trazem lições importantes para o desenvolvimento pessoal, interação com o outro e o dia a dia da vida na empresa.

On Demand

Cada empresa tem um posicionamento e uma questão a ser tratada. A presença de um fonoaudiólogo estrategista em comunicação e especialista no mercado corporativo atua no equilíbrio entre o que o profissional fala e representa. É um processo que tem o foco no aperfeiçoamento que prepara o profissional respeitando sua autenticidade e a mensagem a ser transmitida. Trata-se de mapear e prevenir riscos e de amplificar oportunidades.

Ações realizadas on demand:

  • Media Trainning
  • Preparação para Porta Voz
  • Oratória para exposição pública
  • Preparação para vídeos, podcasts e mídias sociais

Transição de carreira

A transição de carreira pode ser fora ou dentro da empresa e sempre tem entrevistas. Preparar-se para cada entrevista é importante, pois traz posicionamento correto e visibilidade. É um novo olhar para as potencialidades que cada profissional tem visando transformar este conjunto em comunicação alinhada com o próximo passo na carreira.

Construção e preparação de Elevator Pitch

Elevator Pitch: você tem o seu? Se não tem, deveria. Essa forma de se comunicar, breve e assertiva, requer segurança ao falar. O trabalho envolve atuar com sua voz, seu corpo e com a estruturação do discurso mantendo a essência individual.

Tímidos, introvertidos e reservados

Muitos profissionais acreditam que, por serem tímidos, não podem ter exposição e ascensão na carreira. Se esse é seu caso, saiba que isso não é verdade. Há ferramentas e técnicas que podem te auxiliar a aumentar a visibilidade mantendo sua essência e autenticidade.

Mulheres na liderança

Mansplaining, Gaslighting, Bropriating? Esses e outros termos são muito conhecidos por mulheres que estão na liderança. Existem ferramentas de superação destes vieses que tanto dificultam a ascensão na carreira feminina. Este programa prepara mulheres para a realidade do mercado e o potencial de suas vozes. É uma das grandes especialidades da Linguagem Direta.

Coaching de comunicação, posicionamento e reputação

Comunicação é tudo! Cada profissional tem seu próprio estilo de comunicar-se. Saiba quais são as suas forças e tenha mais ferramentas para alavancar sua carreira. O coaching de comunicação é totalmente customizado, pois autenticidade e transparência são individuais.

Comunicação não violenta

O conflito produtivo ajuda as pessoas a se movimentarem. O conflito mal gerido é um transtorno nocivo ao indivíduo e ao meio em que ele atua. A Comunicação Não Violenta é uma das formas de solucionar divergências, ao mesmo tempo, encontrar um caminho positivo para todos os envolvidos. Aprender quando e como utilizar essa estratégia é o grande diferencial para crescimento profissional e pessoal.

Assessoramento "on the job"

Profissionais do primeiro nível dentro de uma empresa são frequentemente demandados para exposições públicas, eventos, entrevistas, condução de reuniões e feedbacks para o time, entre outros. O assessoramento focado nessa demanda é estratégico, preparando o profissional com assertividade.

Estratégia para todas as audiências

Saber se expressar bem em público é uma habilidade obrigatória para qualquer profissional. É possível estar preparado para discursos e boas práticas de comunicação, bem como para entrevistas e reuniões. Ter o “dom da fala” é construído e todos que querem, conseguem aprender e usar!

Potencial do corpo

O corpo comunica e valoriza a voz e a mensagem. É a forma como as pessoas nos analisam antes mesmo de nos escutarem. Usar mãos, saber abrir a boca e ajustar o olhar compõe uma mensagem mais clara e facilita a realização de discussões construtivas, vendas de ideias, negociações e trabalhos em time, entre outros.

Domínio da voz

A voz é a ferramenta mais importante de comunicação. Definir que tom, qual velocidade de fala e intensidade usar fazem parte da estratégia de sucesso. Compor uma voz que represente o executivo é um ajuste fino e que compõe o posicionamento da marca pessoal.  Além disso, a voz precisa ser saudável e há inúmeras ações que podem e devem ser feitas para ter saúde vocal.

Poder da escuta consciente

Escutar de forma consciente, interpretar, entender os ditos e não ditos durante uma reunião importante ou mesmo no posicionamento público requer certos cuidados. Evitar julgamentos enviesados, treinar a escuta ativa e interpretativa para decidir estratégias e ações visando melhor aproveitamento situacional.

Comunicação a seu favor

A comunicação requer a leitura e a preparação adequada ao contexto em que falamos. Saber qual é seu papel e sua responsabilidade diante de cada situação de comunicação. Os executivos e executivas que desejam se destacar necessariamente precisam ter clareza da mensagem que querem transmitir dentro e fora das empresas.