Método Comunicação Consciente

O método Comunicação Consciente, criado exclusivamente pela Dra. Juliana Algodoal, é aplicado em treinamentos e consultorias nas quais os relacionamentos, sejam eles individuais, pessoais ou profissionais, necessitam de bons resultados com uma comunicação em que a conscientização de que – você – é o único responsável por suas atitudes e principalmente, como se comunica através delas. Você é o responsável pelo sucesso da sua comunicação!

Saber o momento exato dessa necessidade é o ponto-chave, já que à medida que vamos crescendo e absorvendo “manias” a nossa comunicação começa a ser delineada, praticada e modificada para atender a certos padrões sociais. O que nos diz muito sobre a comunicação intencional e ainda mais, sobre a importância de praticar a comunicação consciente.

Rodas de comunicação unindo a Comunicação Consciente à Comunicação não Violenta (CNV)

Estar consciente é estar presente. Mais do que estar presente, é ter atenção plena no que estamos pensando e dizendo. Comunicar-se não é apenas produzir informações, mas também saber interpretá-las.

A Linguagem Direta desenvolve, com exclusividade, por meio de uma estratégia positiva aliada ao método a:

  • Escuta e a Comunicação Empática;
  • Autenticidade;
  • Imagem Comunicativa;
  • Criatividade Comunicativa;

Ter atenção e consciência envolve não se render à irritação ou à raiva na comunicação com os outros. Usar da inteligência emocional é uma forma de comunicação consciente, e ela se manifesta no domínio das nossas emoções, assim como na aceitação das emoções alheias.

A comunicação também tem um aspecto que é a parte não verbal, isto é, a voz e os gestos que usamos, incluindo as informações implícitas ou pragmáticas que compartilhamos com quem estamos nos comunicando.

O que podemos aperfeiçoar com o Método Comunicação Consciente

A linguagem corporal

que diz muito sobre o que estamos dispostos a discutir ou não, a forma como queremos ser identificados quando andamos, gesticulamos e usamos nossa expressão facial.

A responsabilidade sobre o que dizemos

E isto está relacionado aos sentimentos. Nem todos sentem da mesma maneira e, portanto, não expressamos as nossas emoções igualmente. Se queremos algo dos outros, devemos encontrar a maneira mais apropriada de pedir o que desejamos, por exemplo.

A ortografia e a boa dialética

A palavra é uma das nossas primeiras cartas de apresentação, por isso falar corretamente é sempre uma bom caminho. Uma pessoa que comete erros de ortografia, que baseia a sua linguagem em muletas ou não estrutura corretamente o seu discurso é um comunicador que prejudica a sua própria comunicação.

A presença de emoções no discurso

A comunicação não se baseia unicamente na transmissão de informações mas na forma como se transmite. Se falarmos com emoção, ganharemos a atenção e a empatia dos outros. O efeito é imediato: o público se sente parte do processo comunicativo, e se tem o envolvimento e a sua atenção. Isso também aumenta a probabilidade de que a mensagem seja gravada em sua memória e é construído por meio da voz que você escolhe usar quando fala.

Cursos customizados e EAD

Apostamos também na educação à distância, conforme a necessidade do cliente. Além dos cursos prontos, também desenvolvemos cursos customizados, presencialmente e a distância (EAD). De acordo com os desejos e conteúdo que o cliente precise desenvolver ou repassar para seu time.

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A Linguagem Direta tem uma rede com os melhores profissionais do mercado para desenvolver uma solução em comunicação para você e sua empresa! Exclusivo e sob demanda, nossos profissionais são guiados pela experiente profissional, mestre e doutora Juliana Algodoal.

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