A gagueira é uma alteração da fluência da fala. A fala/linguagem é objeto de estudo da Fonoaudiologia e, portanto, o fonoaudiólogo, especialista em linguagem e/ou fluência, é o profissional habilitado para atender as pessoas que gaguejam.
Durante o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia pude participar de uma atualização sobre o tema com a brilhante fonoaudióloga Anelise Bohnen.
As causas da gagueira são múltiplas, ainda prevalece a causa genética (70%), mas pode ocorrer por infecções das vias aéreas superiores por estreptococos e até por produtos químicos inalados. Temos pelo menos sete fatores a serem investigados.
O diagnóstico diferencial e correto é fundamental para o tratamento.
Quanto mais cedo a pessoa inicia o processo terapêutico fonoaudiológico melhor, portanto, a qualquer dúvida dos pais o fonoaudiólogo deve ser consultado.
Há várias pesquisas em andamento sobre equipamentos eletrônicos e até remédio para a cura da gagueira, mas atualmente o melhor resultado é alcançado com a terapia fonoaudiológica.
Sites para mais informações:
http://www.gagueira.org.br/
http://www.abragagueira.org.br/

Agende uma entrevista virtual

logo Linguagem Direta

A Linguagem Direta tem uma rede com os melhores profissionais do mercado para desenvolver uma solução em comunicação para você e sua empresa! Exclusivo e sob demanda, nossos profissionais são guiados pela experiente profissional, mestre e doutora Juliana Algodoal.

Receba nossas novidades