Daniel Goleman reuniu no livro “Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso” artigos sobre o tema. Escolhemos dividir com vocês comentários sobre o artigo “Inteligência social e a biologia da liderança”.
Ele traz a neurociência social – o que acontece no cérebro enquanto as pessoas interagem. Quando os líderes tem empatia e sintonizam seu estado de espírito com os outros afetam sua química do cérebro e a de seus seguidores.
É por meio da comunicação que o líder vai inspirar os outros a serem eficazes. Seguidores espelham seus líderes literalmente e o bom humor, sorriso e a intuição comprovadamente fazem diferença. O líder deve estar na sintonia fina, há uma afinidade entre as pessoas e a expressão corporal é decisiva para isso.
Ele ressalta que para se tornar socialmente mais inteligente você precisa de alguém que dê um feedback honesto e/ou da ajuda de um profissional, para mudar comportamento por meio de autoconhecimento, avaliação e treino das habilidades sociais.
Pesquisas demonstram que líderes socialmente inteligentes tem melhor desempenho. As qualidades que eles possuem são: empatia, sintonia, percepção organizacional, influência, desenvolvimento dos outros, inspiração e trabalho de equipe.

Agende uma entrevista virtual

logo Linguagem Direta

A Linguagem Direta tem uma rede com os melhores profissionais do mercado para desenvolver uma solução em comunicação para você e sua empresa! Exclusivo e sob demanda, nossos profissionais são guiados pela experiente profissional, mestre e doutora Juliana Algodoal.

Receba nossas novidades